“Parábola do Filho Pródigo” (Lc 15, 11-32)
CONCEITO
. Do grego parabolé, que vem de pará (= ao longo de, ao lado de, passando perto, junto de) e bolé (= o que foi jogado). Bolé vem do verbo grego bállo, que significa jogar, lançar. Para expressar o ato de lançar uma pedra, que passa de raspão, os gregos usam o verbo paraboleúomai.
Pródigo
Prodigalidade
A parábola é introduzida com estas palavras: "Costumavam aproximar-se de Jesus os publicanos e os pecadores para escutá-lo. E os fariseus e os escribas murmuravam entre si: ‘Esse acolhe os pecadores e come com eles’. Então Jesus lhes disse esta parábola": (Lucas, 15, 11-32)
Um pai de família tinha dois filhos. O mais novo pediu-lhe parte da herança que lhe cabia. Tão logo a obtém, desloca-se para um país distante, gastando-a luxuriosamente. Sem um dinheiro no bolso, foi obrigado a trabalhar na roça e cuidar dos porcos. Nesse estado, sente até vontade de comer as lavagens que eram dadas aos porcos. Pensa em voltar ao lar paterno, para pedir perdão ao seu pai. Foi o que fez.
Aproximando-se da antiga propriedade, é recebido pelo seu pai que, para comemorar o evento, manda preparar-lhe uma festa. Não pergunta sobre os motivos do retorno; apenas é movido pelo seu sentimento de compaixão.
Nos preparativos da festa, o outro filho, que estava labutando na fazenda, chega e indaga sobre a razão de tal festividade. Informam-lhe que é por causa da volta do seu irmão. A notícia deixou-o transtornado. Em seguida, parte para um confronto com o seu pai, dizendo-lhe: "O senhor nunca permitiu que eu matasse um novilho para que eu pudesse festejar com os meus amigos, mas o está fazendo para o filho que se prostituiu na vida".
"Então o pai lhe disse: Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado".
“Por que o filho mais jovem, tendo consciência de que dispunha de tudo, resolveu mesmo assim sair de casa?”.
Na parábola do filho pródigo, este demonstra enorme insatisfação, apesar de possuir imensos bens, um lar seguro e um pai que o ama infinitamente. Ele acaba abandonando tudo isso, buscando fora a felicidade que não percebia já estar bem ali, dentro do seu próprio lar.
Quantas pessoas estão passando por problema semelhante? O pai da parábola, representa Deus.Muitos, por não conhecê-lo, julgam-no distante, impiedoso e egoísta. Incapaz de compreender sentimentos, de amar os injustos pecadores. Optam por viver afastados, recebendo apenas "a parte que lhe cabe na herança" (a vida com suas mazelas)
Arrependido, o filho volta para casa. Imagino-o derramando lágrimas durante a viagem. Quantas lembranças do pai...
"Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e veste-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés" (versos 21 e 22)
As vestes representam um novo espírito, o anel, uma nova aliança, desta feita, eterna. As sandálias, representam um novo caminho. O filho agora, estava bem abrigado nos braços do Pai.
5 comentários:
Paz do senhor ! Parabens por essa postagem é de grande sutileza e valor ,não se preocupe em ter muitos seguidores não mais sim em ter alguns poucos com mente e caráter formado.
Graça e Paz!
Parabéns! Pude entender melhor a palavra de Deus através desta explicação. Deus te abençoe! A paz do senhor seja convos contatos!
Parabéns pela explanação bem explicada paz do senhor....
graça e paz, poderiamos aprofundar mais nessa historia, colocar aqui alguns motivos a respeito do que levou o filho sair de casa, isso pode nos ajudar a entender porque os irmáos que nasceram no lar cristão ou que tem muitos anos de convertidos saiam da igreja.
eu já preguei algumas vezes usando essa passagem, um dos motivos ou melhor minha opnião que me chama a atencão que pode ter levado ele a sair da casa do pai pode ser a fantasia. talvez ele foi fantasiado por ouvir algo la de fora que ele não conhecia e isso despertou nele desejo de conhecer algo novo. o que vocês acham? estou fazendo essas perguntas aqui no grupo da igreja.
Postar um comentário